06 novembro, 2009

Data mining trás suporte a decisões

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Data mining é um termo em inglês que quer dizer mineração de dados e é empregada como sinônimo de extração de informações implícitas constantes de base de dados, sendo muito usada como ferramenta de apoio a decisões.
Esse assunto vem ganhando...

...atenção de muitas áreas de interesse, sejam comerciais ou científicas, pois todos os dias são armazenadas milhares de informações em meios eletrônicos, com tendência a esse número crescer exponencialmente, e as empresas em geral estão interessadas em buscar tecnologias e ferramentas que extraiam informações úteis desses dados de forma a se ter acesso a elementos valiosos que contribuirão na competitividade entre as empresas, bem como em seus resultados. Várias tendências, como a economia crescente baseada em serviços, personalização em massa e crescente importância da informação é que vêm influenciando no aumento da importância da informação sob o enfoque da competitividade. 
Apesar de essa coleta de dados e posterior análise poder ser feita manualmente, são atividades lentas, em razão do volume de dados que cresce exponencialmente, além de serem caras e com tendências pessoais. Por isso, tem-se buscado utilizar outras técnicas para a realização dessa tarefa. A utilização do data mining ainda é um campo pouco explorado devido ser uma concepção desconhecida e ainda requer muita pesquisa e desenvolvimento, dessa forma, é um campo promissor para aqueles profissionais de tecnologia da informação que se identificam com o assunto de banco de dados e com essa área emergente de extração de conhecimento de dados.
A utilização de data mining busca permitir que as empresas aumentem suas operações de marketing, de vendas e de apoio aos clientes.
Basicamente os autores dividem o processo de descoberta do conhecimento utilizando a técnica de data mining nos seguintes estágios: selação dos dados, pré-processamento, transformação, data mining propriamente dito, interpretação e avaliação. Sendo que a fase “data mining” se preocupa com a extração de padrões dos dados, utilizando algoritmos de procura.
Grandes empresas já vêm aplicando essa ferramenta como instrumento de suporte a tomada de decisões, como Lojas Brasileiras, Wal-Mart, Bank of America, entre tantas outras.
Se, por um lado, trata-se de uma ferramenta promissora para a gestão das empresas, por outro há a realidade de ainda existirem algumas barreiras a sua maior popularização. Tais barreiras foram abordadas em artigo na internet (http://pt.shvoong.com/books/1778554-algumas-barreiras-ao-uso-data)  de Jailson C. Scheel ao resumir um livro sobre o assunto de Luis A. V. de Carvalho. Nesse artigo são citadas as dificuldades quanto ao alto custo de utilização da ferramenta; necessidade de grandes volumes de dados, o que é sanável, como demonstrado pelo autor; complexidade da ferramenta; desafio para a preparação dos dados para a mineração; dificuldade de se analisar o custo/benefício do projeto e viabilidade/confiabilidade dos fornecedores dessas ferramentas.  

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