15 dezembro, 2009

OLAP

Visualizações:

Você sabe o que é OLAP?
Se não, leia esse artigo e descubra o que significa esse termo, bem como sua importância para os que lidam com grandes bancos de dados.
OLAP – On line analytical processing (Processamento analítico on-line) designa uma ferramenta que oferece um método de acessar, visualizar e analisar uma gama de dados corporativos com alta flexibilidade e performance, visando ao oferecimento de relatórios gerenciais que servirão como instrumento de apoio a decisões corporativas.
Ela se baseia no uso de dados consolidados que serão armazenados para criação futura de cubos e posterior análise deles. Tais cubos armazenam valores quantitativos ou medidas, que, por sua vez, são identificadas por duas ou mais categorias descritivas denominadas dimensões, compondo a estrutura do cubo.
A utilização desses cubos proporciona uma análise multidimensional das informações, ou seja, permite que um mesmo fato seja visto de diferentes ângulos. Por exemplo, um cubo que contenha informações sobre vendas de uma empresa pode ser composto de diversas dimensões, como tempo, região, produto, cliente e medidas (valor de venda, unidades vendidas, custos, margem, etc). Cada dimensão ainda pode ser subdividida em níveis. No caso, a dimensão região poderia conter os níveis país, região, estado e cidade. Ficam, assim, garantidas pesquisas complexas e análises comparativas.
A ferramenta OLAP tem a capacidade de efetuar algumas operações que acabam tornando-se características desse tipo de recurso, as quais são ótimos mecanismos de agilização e flexibilização de consultas. São elas drill across, drill down, drill ip, drill throught e sice and dice, esta última é responsável por modificar a posição de uma informação, trocar linhas por coluna, facilitando a compreensão dos usuários, girando o cubo sempre que houver necessidade.
A ferramenta OLAP auxilia sobremaneira no processo de tomada de decisões, sendo sua principal característica  a rapidez e a análise flexível dos dados.

Nenhum comentário: