30 agosto, 2009

Banco de Dados Distribuído

Visualizações:

Por toda parte houve-se falar em bancos de dados, mas você sabe do que se trata? Hoje postarei sobre bancos de dados distribuídos. Aproveite para saber um pouco mais sobre eles.


Banco de dados é um conjunto de dados inter-relacionados que representam uma informação específica. Existem vários tipos de bancos de dados, sendo o centralizado o de estrutura mais simples. Geralmente é utilizado por empresas de pequeno e médio porte e se caracteriza pela solicitação de informações por um usuário a um servidor local.
Nos últimos anos surgiram novas aplicações para os bancos de dados o que permitiu a expansão da atuação das empresas no mercado. Uma dessas inovações é o banco de dados distribuído - BDD, que, de uma maneira bem simples, pode ser definido como um conjunto de bancos de dados inter-relacionados e distribuídos por uma rede de computadores. Em outras palavras, é um sistema integrado onde as informações solicitadas pelos usuários estão dispersas, distribuídas em bancos de dados alocados em diferentes locais. No entanto, essa situação não é transparente para o usuário, gerando-se a aparência de existir um único banco de dados centralizado. Isso é possível devido à atuação do sistema gerenciador que disponibiliza funções que permitem tal transparência.
Os dois conceitos principais que envolvem um BDD são a fragmentação e a replicação. A fragmentação é a técnica que divide a relação (tabela) em vários fragmentos e cada um desses é armazenado em um nó diferente. A replicação é uma técnica que permite ao sistema manter cópias idênticas da relação. Cada cópia é armazenada em nós diferentes o que gera a replicação de dados.
Há vários motivos que levam à adoção de um BDD, entre eles se destacam a possibilidade de: compartilhar dados naturalmente distribuídos, proporcionar mais autonomia, melhorar o desempenho em razão de se aumentar a velocidade de acesso e, ainda, aumentar a disponibilidade, pois, em caso de problemas em um nó, os demais podem continuar operando normalmente.
Um banco de dados é normalmente mantido e acessado por um software conhecido como sistema gerenciador de banco de dados - SGBD. Sua principal função é possibilitar um ambiente adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento das informações. Quando se adota um BDD normalmente se utiliza nos nós de rede um SGBD projetado especificamente para sistemas distribuídos que, ao trabalharem de forma coordenada entre tais nós, forma um sistema gerenciador de banco de dados distribuído.
Com a necessidade de armazenamento de uma imensa massa de dados gerada pelo crescimento das organizações e do desenvolvimento tecnológico ocorrido na últimas décadas, a utilização de BDD pelas instituições apresenta-se como uma solução viável para a recuperação rápida e confiável desses dados. 

Artigos Relacionados:
OLAP 
Data mining trás suporte a decisões

6 comentários:

RodrigoAlmeida disse...

Olá Claudia,

Parabéns pelos post de segurança e banco de dados, são bem esclarecedores e objetivos.

Abraços,
Rodrigo Almeida

Claudia Machado disse...

Obrigada pelo feedback!

Claudia

Unknown disse...

Boa tarde !

Voces poderiam indicar livros que falem especificamente de Banco de Dados distribuidos ?

Eu estou fazendo uma monografia e este assunto faz parte dela..

Obrigado..

Claudia Machado disse...

Olá, SysFreak!
Muito bom receber você nesse blog.
Banco de dados disbribuído foi uma das disciplinas de minha Especialização. Sua bibliografia vai depender da abordagem que vai dar a seu trabalho, mas sugiro os livros abaixo. Também poderá consultar no Google Livros. Boa sorte!
1) M. Tamer Özsu e Patrick Valduriez. Principios de Sistemas de Banco de Dados Distribuidos, Editora Campus, 2001, Tradução da 2ª edição americana.

2) Casanova, M. Moura, A. "Princípios de Sistemas de Gerência de Bancos de Dados Distribuídos", Editora Campus, 1985

Thiago Luís disse...

Parabéns pelo texto, foi um ótimo complemento para minha pesquisa.

Claudia Machado disse...

Obrigada! Que bom tenha sido útil, Thiago.
Pretendo postar mais sobre banco de dados, mas a falta de tempo ainda não permitiu.