14 novembro, 2009

Dicas para fazer cópias de arquivos

Visualizações:

Emerson Alecrim, em seu artigo intitulado "Operação backup: motivos e dicas para fazer cópias de seus arquivos" (Acessado em maio de 2009 em http://www.infowester.com/colbackup.php) fez um alerta muito importante quanto à necessidade de não se creditar confiabilidade integral aos computadores, pois a possibilidade de surgimento de problemas, em especial a perda de dados, é constante. Dada a importância do assunto, resolvi ...
fazer uma breve resenha sobre o artigo dele.
Seu artigo é estruturado em cinco partes e finalizado com dicas finais e uma curta conclusão. No corpo do trabalho ele procura responder perguntas básicas sobre o assunto, oferecendo definições esclarecedoras e dicas importantes.
Sua definição para o termo backup (que, segundo a Wikepédia, "é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso de perdas dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados") passa pela orientação de que os dados armazenados em um computador possuem valor e por isso devem receber tratamento significativo a fim de que, em caso de perda ou danificação, não haja prejuízos. Daí a necessidade premente de se realizar backup, ou seja, uma cópia de segurança das informações que devem ser preservadas, a qual deverá permanecer à disposição em caso de inacessibilidade do arquivo original.
A delimitação da finalidade do arquivo a ser copiado é uma das primeiras orientações que o autor oferece, bem como do intervalo no qual deve ser realizada a cópia. Tudo, segundo ele, dependerá da freqüência de adicionamentos e/ou atualizações de dados. Dessa forma, se há armazenamento de dados que apenas serão consultados ao longo do tempo, basta realizar o backup uma única vez, ao contrário de se armazenar dados que são acrescentados e/ou atualizados a todo o tempo. Nesse caso a execução de backups deverá ocorrer com a freqüência próxima às vezes de atualizações, podendo ser várias vezes por dia, diariamente, mensalmente, etc.
Quanto à quantidade de cópias, Alecrim afirma que esse número é proporcional à importância dos dados armazenados, ou seja, quanto mais importância, tanto mais cópias devem ser feitas. Outro fator importante destacado é em relação aos equipamentos que serão utilizados para a realização dos backups. Eles estarão associados à quantidade de dados normalmente manipulados. Existem várias possibilidades, como a criação de departamentos para gerenciamento de backups, utilização de servidores específicos para essa finalidade que usem, por exemplo, a tecnologia RAID (redundant array of independente disks) a qual, conforme o autor explanou em outro artigo, intitulado Tecnologia RAID (Disponível em maio de 2009 em http://www.infowester.com/raid.php), “combina vários discos rígidos (HD) para formar uma única unidade lógica, onde os mesmos dados são armazenados em todos (redundância)” o que “permite ter uma tolerância alta contra falhas...” O primeiro caso é voltado para empresas de grande porte e o segundo para de médio e pequeno. Já para usuários domésticos, o que não impede que empresas também adotem, o autor recomenda a utilização de CDs, DVDs, pendrives, HDs externos e até serviços de e-mail.
A seguir, o autor ofecere dicas voltadas para usuários domésticos – como, por exemplo, a maneira de se fazer backups de forma a ser uma tarefa simples – e voltadas para empresas que necessitam estabelecer uma rotina de backups, dada a importância de seu patrimônio virtual. A partir daí, ele se atém a uma solução gratuita e testada por sua equipe, a qual se destina tanto a usuários domésticos quanto a empresas de pequeno porte. O programa denominado Cobean Backup passa a ter suas principais características citadas, entre elas a sua compatibilidade com os sistemas operacionais mais utilizados no mercado e sua disponibilidade em diversos idiomas, inclusive o português do Brasil.
São descritas várias funcionalidades do Cobean Backup, apresentando diversas opções e figuras de telas do programa em funcionamento. São descritos os caminhos a seguir quando da realização de backups, a possibilidade de vários tipos de agendamento, as compactações de arquivos, bem como outras tarefas, como pesquisa no histórico e no log dos arquivos.
O autor não se prende apenas ao ambiente Windows, ele dá dicas também para os que utilizam sistemas operacionais destinados aos computadores Macintosh, sugerindo a utilização do programa Mac OSX e o SO Linux que tem as opções dos programas Konserve e SBackup, fazendo com que a utilidade do artigo expanda para um maior número de usuários.
O artigo é finalizado com dicas complementares, e não menos importantes, como o local de guardar as cópias realizadas, a não-confiabilidade em dispositivos obsoletos (disquetes), a utilização de serviços de empresas especializadas em armazenamento de arquivos na internet, etc.
De forma clara e com linguagem de fácil acesso, Alecrim escreveu um texto relativamente curto, mas de grande importância para os usuários de computadores que podem ter, em um instante, todo o trabalho realizado nesses equipamentos perdido ou danificado, o que pode ser evitado adquirindo-se conhecimentos sobre o assunto abordado no artigo e criando hábito de realização periódica de cópias de seguranças dos arquivos.

Nenhum comentário: