21 novembro, 2008

Acordo Ortográfico Parte 4

Visualizações:

Voltando a falar um pouco mais sobre as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico, hoje vamos abordar o emprego do hífen, que sempre foi um probleminha para estudantes e até especialistas da área, pois não existem regras para todos os casos, sendo necessário, muitas vezes, consultar o dicionário para dirimir as dúvidas.

Basicamente as expressões compostas não sofrerão modificações. Ex.: ano-base, terça-feira, guarda-chuva, etc. Mas o acordo prevê o fenômeno da aglutinação e cita palavras que hoje já são grafadas sem hífen (girassol, mandachuva, pontapé), bem como exemplifica outras que, até então, eram escritas com hífen (paraquedas, paraqueditas, etc). Devido ao "etc", a questão fica em aberto. Por isso, será necessário aguardar as novas publicações de dicionários e do vocabulário ortográfico da língua portuguesa para se ter conhecimento de quais palavras compostas passarão a ser grafas sem hífen.
As principais modificações ocorrerão em relação àquelas palavras constituídas por prefixo. Então, vejamos as alterações:

a) Emprega-se o hífen nas formações cujos prefixos terminem na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento. Ex.: auto-observação, micro-ondas, anti-inflamatório.
É importante observar que, em relação ao prefixo "co", o acordo afirma que a tendência é que ocorra a aglutinação, mesmo que o segundo elemento comece com a vogal "o". Ex.: coobrigação, coordenar.

b) Não será mais empregado o hífen nas formações cujos prefixos terminem em vogal diferente daquela com que se inicia o segundo elemento. Portanto, escreveremos sem hífen, por exemplo, as seguintes palavras: infraestrutura, extraoficial, autoescola, coeducação. Atenção! Se o segundo elemento começar por "h", o hífen será mantido: anti-herói, extra-humano.

c) Não será mais empregado o hífen nas formações cujos prefixos terminem em vogal e o segundo elemento comece com "r" ou "s", devendo essas letras serem dobradas. Ex.: antessala autorregulamentação, contrarregra. É bom ter cuidado para não sair por aí aglutinando todas as palavras cujos segundos elementos comecem com tais letras. É o caso daquelas em que o prefixo termia por "r" (hiper, inter e super). Logo permanecem com hífen: hiper-realista, inter-racial, super-resistente.

OBS.: As demais regras relativas ao emprego do hífen permanecem inalteradas.




Nenhum comentário: