05 setembro, 2008

Acordo Ortográfico Parte 2

Visualizações:

Depois de apresentar alguns dados sobre o histórico do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, dou prosseguimento às orientações sobre as novas regras. Hoje postarei o que foi alterado em relação ao alfabeto, ao trema e à parte de acentuação.

Em relação ao alfabeto, é muito simples. Oficialmente, ele era composto de 23 letras, mas na prática nós já usávamos 26. Toda vez que escrevíamos algumas palavras originárias de outras línguas, como Darwin, Byron, km, kw (símbolos de quilometro e quilowatt), por exemplo, utilizávamos, sem nenhum constrangimento, as letras k, w e y. Agora elas foram incorporadas ao nosso alfabeto.

Algumas pessoas já haviam abolido o trema (aqueles dois pontos colocados sobre o u átono e pronunciado nos grupos "que, que, gue e gui", como em lingüiça) por puro desconhecimento, mas agora ele será eliminado mesmo, Logo, quando o acordo estiver vigorando, ao escrevermos qüinqüênio, argüição e tantas outras palavras, não usaremos mais esse sinal gráfico. Até aqui "tranqüilo", né? Mas atenção: quando se tratar de nomes próprios e seus derivados o trema continua, como em Müller e mülleriano.

Então, vamos seguir com as novidades em acentuação. Lembra-se o que é um ditongo? Sem muitas complexidades, o ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal em uma mesma sílaba. Assim, os ditongos aparecem em diversas palavras de nossa língua, como em réu, assembléia, idéia, herói, anéis, meu, doido, rei, etc. E a regra de acentuação diz que os ditongos eu, ei e oi são acentuados quando forem tônicos e abertos, por isso os três últimos exemplos acima não receberam acento, pois eles são fechados. Com o novo acordo, a orientação é que não serão mais acentuados graficamente os ditongos representados por ei e oi da sílaba tônica das palavras paroxítonas. Portanto, esses mesmos encontros vocálicos em palavras oxítonas ou monossílabas serão acentuadas. Assim, o novo acordo elimina o acento, por exemplo, nas seguintes palavras: assembleia, ideia e jiboia. Mas permanecem acentuadas graficamente: herói, anéis, dói, etc, bem como aquelas constituídas pelo ditongo eu aberto, como em chapéu.

Nenhum comentário: