17 agosto, 2008

Acordo Ortográfico Parte 1

Visualizações:

A partir de hoje vou postar alguns artigos sobre as alterações por que passará nossa língua portuguesa. É isso mesmo, vamos ter mudanças e elas, tecnicamente, já estão valendo.

No mundo existem 8 países que adotam a língua portuguesa como língua oficial. São eles: Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Mas há um detalhe muito importante. Apesar de ser a mesma língua, existem duas escritas diferentes, a utilizada no Brasil e a utilizada no restante dos países. Esse fato se deve à realização, em 1911, de uma reforma ortográfica em Portugal que não ocorreu no Brasil.
A existência de duas grafias gera alguns obstáculos na difusão cultural e de informação, nas relações comerciais e também na capacidade de afirmação do idioma.

Para solucionar esses problemas, entre outros objetivos, em novembro de 1989 ocorreu o primeiro encontro de Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa em São Luís do Maranhão. Participaram os países acima relacionados, exceto Timor-Leste que se tornou independente anos depois. Dali nasceu a idéia do acordo e também da criação da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa), ocorrida em 1994.
Assim, em 16 de dezembro de 1990 foi assinado o acordo ortográfico que entraria em vigor em 1994. Mas isso não foi possível, então foram assinados mais dois protocolos. O primeiro extendeu o prazo para entrada em vigor (que não foi cumprido) e o segundo, prevendo-se a demora da ratificação por todos os Estados signatários, determinou que o acordo entraria em vigor com a ratificação de no mínimo três Estados.
Bem, em dezembro de 2006 três Estados haviam ratificado: Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, portanto o acordo ortográfico passou a ser uma realidade a partir dali. E em maio de 2008, Portugal também aprovou o acordo.

Agora explico melhor porque lá no primeiro parágrafo da postagem coloquei que as mudanças já estavam valendo "tecnicamente". O acordo previa sua entrada em vigor após a adesão de três Estados, logo ele existe, mas cada país determinará a data em que "na prática" as mudanças passarão a vigorar. Circulam informações que em setembro deste ano o Presidente Lula assinará o acordo na Academia Brasileira de Letras e que em 1º de janeiro de 2009 ele assinará uma minuta a respeito do assunto. Enfim, o que é certo até agora é que o Brasil adotará a unificação em 2011 e Portugal a partir de 2014.

Nenhum comentário: