04 agosto, 2008

1808

Visualizações:


O livro trata da fuga da família real portuguesa para o Brasil decorrente da invasão napoleônica em Portugal. Foi uma atitude de desespero, embora a transferência para o Brasil, segundo registros históricos, já tivesse sido cogitada desde o século 17. Essa viagem lançou a família real, e a corte que a acompanhou, a um futuro desconhecido, a começar pelo deslocamento que, por si só, já era uma aventura, pois ocorreu dentro de naus e fragatas de condições precárias, além de terem enfrentado dificuldades naturais como tempestades e falta e ventos, e econômicas como carência de alimentos e má higiene.

Foram 54 dias até que a nau de D. João VI atracasse em Salvador, parada que antecedeu a chegada ao Rio de Janeiro. Segue-se, então, a descrição do que foi a vida da família real até 1821, quando D. João, sua família e a corte real retornaram a Portugal, deixando D. Pedro I como príncipe regente do Brasil.
O autor, jornalista de formação, apresentou explicitamente dois objetivos da obra. Um deles foi o de resgatar a história da corte portuguesa no Brasil do esquecimento a que havia sido submetida ao longo dos anos, fazendo-o com enfoque fidedigno, desprovendo a retratação de preconceitos e de atitudes caricatas. O outro, foi apresentar esse período da história com contorno acessível aos leitores. Assim, apesar de todas as informações serem baseadas em relatos e documentos históricos, Laurentino não utilizou um estilo acadêmico rebuscado, ele compôs um texto leve e prazeroso. Mas para aqueles que buscam informações mais técnicas, o autor remete, ao longo de todo o texto, ocupando 39 páginas ao fim do livro, a notas que passam despercebidas do leitor desinteressado. Os 10 anos de investigação jornalística do autor resultaram nos 29 capítulos, distribuídos em 351 páginas. Neles não se fala apenas do fato histórico da fuga. Constam registros detalhados de usos e costumes da época; situações burlescas; acontecimentos políticos; curiosidades médicas e de saúde; descrição de ambientes e paisagens; informações sobre densidade demográfica; citações de revoltas, tentativas de golpes, revoluções sufocadas e Guerra Peninsular; além de relatos a respeito de novidades que transformaram o Brasil - e daí, uma avaliação positiva da vinda da família real, a começar pelo questionamento: "como seria hoje o Brasil se a corte não tivesse vindo para o Rio de Janeiro?"
O livro foi fiel a seus objetivos e, com seu instigante subtítulo (Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil), não deixou a desejar, pois, apesar de existirem alguns capítulos com títulos aparentemente independentes, o autor"os costura" muito bem ao apresentar os motivos de os percalços existentes na época terem sido superados.
Título: 1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil.
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2007
Páginas: 414
Preço: R$ 40,00 (Em média)

Nenhum comentário: